7 de outubro de 2011

Atelier in.vitro participa na inciativa 4000 ateliers.

O Atelier in.vitro, criado por Joana Leandro Vasconcelos em 2007, é uma estrutura jovem, dinâmica e multidisciplinar que se dedica à realização de projectos de arquitectura, integrando-os com áreas como a engenharia, o urbanismo e o design.

Apresenta como mais valia a coexistência de duas disciplinas indissociáveis: a Arquitectura e a Engenharia. Este vínculo é uma constante preocupação do Atelier, não só na idealização de novos edifícios mas também, e em particular, nos projectos que envolvem a reabilitação do património edificado em que, devido aos valores presentes, é essencial a existência de uma sensibilidade só possível através da vivência entre estas duas áreas complementares.

Em quatro anos de existência e de actividade, os trabalhos realizados pelo Atelier in.vitro demonstram uma metodologia e estratégia de intervenção tão diversas como a realidade e os objectivos que cada projecto impõe. Entendemos que só deste modo é possível responder às necessidades programáticas e às expectativas de cada cliente, dando uma resposta personalizada e cumprindo, ao mesmo tempo, todas as condicionantes temporais e económicas.

É objectivo do Atelier experimentar soluções formais e funcionais, evitando estabelecer uma linguagem constante e identificadora, mantendo ao mesmo tempo um fio condutor que possibilite a interacção entre os diversos projectos. Neste sentido, procura desenvolver uma postura crítica em relação aos processos correntes de abordagem da arquitectura nas suas diversas vertentes, dimensões e escalas.